Uma borboleta batendo as asas na china pode causar um tufão no outro lado do mundo.

Curiosamente este é o enunciado de um efeito chamado de “efeito borboleta”; parte de um estudo científico a “teoria do caos” onde teoricamente e supostamente o bater de asas de uma simples e inofensiva borboleta poderia influenciar o curso natural das coisas e talvez provocar uma catástrofe do outro lado do mundo.

Se vivermos uma vida bem equilibrada podemos aproveitar do lado positivo de nossa personalidade, mas por outro lado se levamos uma vida desequilibrada estamos sujeitos à toda negatividade de nossa personalidade e com certeza sofreremos essa consequência.

É o efeito borboleta; ação e reação.

Não podemos negar que as implicações para a saúde mental dessa situação sem precedentes que estamos vivendo está afetando a todos nós de alguma fôrma, mas cada um de nós de maneira diferente e é muito importante sabermos gerenciar não só nossa própria saúde mental, como também de alguma forma ajudarmos outras pessoas a manterem sua saúde mental até que tudo comece a voltar a uma nova normalidade, por que o normal antigo se foi e dificilmente à partir de agora as coisas voltarão a ser como eram antes dessa pandemia do covid 19.

Eu tenho percebido nas pessoas que vem me procurando nesse período que o maior problema na verdade curiosamente não é tanto o medo da doença em si ou mesmo o isolamento é a sensação de estar sendo impedido de fazer alguma coisa do que propriamente de não poder fazer.

Para ajudar você a entender como manter o equilíbrio mental durante a pandemia do covid 19 eu fiz este vídeo que você pode assistir abaixo:

%d blogueiros gostam disto: