DIA 27 DE SETEMBRO DIA DE COSME E DAMIÃO NA UMBANDA

Dia 27 de setembro é dia de Cosme e Damião, na Umbanda, regem a linha das crianças e apesar da popularidade, sua realidade é pouco conhecida principalmente no que tange à linha das crianças. Ao final para aqueles que tem fé e acreditam deixarei a oração completa de São Cosme e São Damião.

Contrário as tradições, Cosme e Damião eram adultos, irmãos gêmeos e médicos, martirizados, morreram por volta do ano 300 d.C. degolados, vítimas de uma perseguição do imperador romano Deocleciano.

Estudaram medicina na Síria e eram chamados de Anaryroi, “os sem dinheiro”, ficaram conhecidos porque curarem pessoas e animais sem cobrar consultas, este é o motivo de serem tidos como patronos dos médicos, químicos e farmacêuticos, junto com São Lucas.

Seus nomes eram Crsipim e Crispiniano e foram sincretizados na umbanda, com Cosme e Damião, por também serem estes gêmeos, e atuarem principalmente em pró da saúde e bem estar das crianças através dos cuidados médicos e, não pelo fato de serem crianças, mas sim por mesmo sendo adultos, mantiveram sua pureza, alegria e ingenuidade, totalmente desapegados da matéria favorecendo os mais necessitados.

Na igreja Católica o dia de São Cosme e Damião é comemorado no dia 26 de setembro, na Igreja Ortodoxa, os santos são celebrados no dia 1º de novembro. Já os ortodoxos gregos comemoram em 1º de julho; na Umbanda e Candomblé no dia 27, e são conhecidos como Ibejís, filhos gémeos de Xangô e Iansã, pertencem a terceira linha da Umbanda Yorí, a energia dos anjos de Olorum, Deus supremo do povo Yorubá, representa a manifestação da criação em toda a sua pureza.

Regem a linha das Crianças, Ibejada, espíritos que incorporam em seus médiuns de Umbanda, trazendo nomes infantis, o que não quer dizer que sejam espíritos de crianças desencarnadas, apenas levam estas características na forma de, nos gestos e na inocência das brincadeiras, transmitindo muita alegria é paz em seus trabalhos, com suas conversa inocente envolvem os consulentes, trabalhando discretamente seu íntimo, identificando nossas angustias, sofrimentos e emoções, regenerando os Chacras para reequilibrá-los.   São Cosme e Damião também são considerados protetores dos gêmeos e das crianças, este seria uma das origens do costume de distribuir os doces para homenagear os santos ou cumprir promessas feitas a eles. Já no catolicismo, este costume está ligado ao fato de que Cosme e Damião ofereciam doces para amenizar a tristeza das crianças e dos enfermos.

Junto com Cosme e Damião há uma terceira figura Doum, mas quem é Doum?

Há a crença de que para cada dois gêmeos que nascem, um terceiro não encarna neste mundo, então visto por este lado; Doum seria este terceiro, aquele que não veio; portanto, também é venerado e respeitado como parte da família dos Ibejis.

Em outra crença popular que envolve Cosme, Damião e Doum; Doum seria filho de uma empregada da família dos gêmeos, Cosme e Damião e que este haveria morrido no dia seguinte ao martírio dos irmãos, tendo sido levado por eles que lhe tinham grande estima.

Encerro com a Oração de São Cosme e São Damião, para atender às necessidades daqueles que de sua ajuda necessitem e que neles depositam sua fé.

E lembre-se; todo pedido feito a Ybêji, devem ser feitos de mente aberta e limpa, pensamentos elevados e com o coração vazio de rancores, mágoas e amarguras.

 

ORAÇÃO A SÃO COSME E SÃO DAMIÃO

Amados São Cosme e São Damião,

Em nome do Todo-Poderoso

Eu busco em vós a bênção e o amor.

Com a capacidade de renovar e regenerar,

Com o poder de aniquilar qualquer efeito negativo

De causas decorrentes

Do passado e presente.

Imploro pela perfeita reparação

Do meu corpo e

Dos meus filhos

( ………….) – nome dos filhos

E de minha família.

Agora e sempre,

Desejando que a luz dos santos gêmeos

Esteja em meu coração!

Vitalize meu lar,

A cada dia,

Trazendo-me paz, saúde e tranquilidade.

Amados São Cosme e Damião,

Eu prometo que,

Alcançando a graça,

Não os esquecerei jamais!

Assim Seja,

Salve São Cosme e Damião,

Amém!

 

“VIVA CADA DIA MELHOR”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *