EXÚ DAS ALMAS

Muitas são as dúvidas a respeito dos Exús.

Antes de falar especificamente a respeito dos Exús das Almas gostaria de iniciar com um breve esclarecimento visto que:

Por desconhecimento, má orientação, mitos e preconceito, os Exús são tidos por muitos como espíritos sem luz, ou espíritos ruins, que fazem o mau e provocam a discórdia e desgraças, tendo sua imagem folcloricamente associada ao diabo e criaturas demoníacas.

Muito pelo contrário, Exús são entidade de Luz sim, situam-se na faixa espiritual evolutiva e por estas características são as entidades que mais se aproximam de nós espíritos encarnados, pois um dia também já o foram e assim conhecem muito bem nossas fraquezas, vícios e dificuldades e contrariando mitos e preconceitos, Exú não faz o mal nem prejudica à ninguém, pelo contrário, são Entidades de Luz; Guardiões cuja principal função é nos proteger com ataques malignos de espíritos maléficos, vindos de trabalho de magia negra, obsessores ou de qualquer outro tipo de demanda.

A grande confusão se dá pois muitos espíritos zombeteiros também conhecidos por quiumbas e eguns (estes espíritos sofredores que ainda estão apegados ao plano material), todos espíritos sem nenhuma luz, que habitam nos planos trevos das baixas esferas e que estão muito longe da escala espiritual evolutiva, apresentam-se de forma mistificada intitulando-se “Exú”, e aproveitando-se do despreparo de seus “cavalos” e de muitos dirigentes de terreiros, se prevalecem e se aproveitam deste despreparo para trapacear e alimentar seus vícios e ego ainda terrenos, através do egoísmo, ganancia, medos e vícios dos encarnados que a eles recorrem para obter benefícios materiais e sentimentais próprios, e é justamente por este egoísmo e inconformação que muitas pessoas acabam por serem vampirizados e prejudicados por estas criaturas malignas e prejudiciais, sob a crendice de que estes lhe trarão algum benéfico ou vantagem.

Exú, e nisto incluem-se as Pomba giras, jamais praticam o mau ou infringem qualquer das leis naturais e de umbanda, pois como já dito; estando na linha evolutiva, seu único desejo e satisfação e evoluir como espirito.

Muitas são as denominações dos Exús; dentre elas estão os Exús das Almas, entidades também chamados de OMULÚS, mais vinculados a entidades que habitam os cemitérios, os Exús das Almas, são entidades que atuam em todos os locais onde existam entidades desencarnadas em risco, entidades em evolução.

Servem aos guardiões, cumprindo tarefas diversas, o que inclui a proteger e cuidar das solicitadas feitas tanto por nós encarnados como de espíritos desencarnados que buscam auxilio.

Assim estão não só nos cemitérios, mas também nas matas, pedreiras, igrejas e qualquer outro local que necessite de seu trabalho de resgates, no socorro a espíritos desencarnados que desejam se libertar de seus fardos, e no auxílio aos encarnados na direção de seus caminhos, já que por suas características, consegue trabalhar diretamente com as vibrações grosseiras, densas e trevosas, e tendo grade facilidade em comunicar-se com os encarnados.

Ligam-se a todas as calungas existentes, Calunga Grande (Mar), Calunga (Cemitério), Calunga das Matas (Matas), cada um em seu plano especifico ligado a seu exército ou falange.

Independente destas características, não devem nunca serem associados apenas a locais que representam a morte, já que sua atuação principalmente se dá em locais onde existe a necessidade de preservar a vida, como hospitais por exemplo.

Assim como qualquer entidade da escala evolutiva, os Exús possuem seus pares de energias negativas equivalentes; as POMBA GIRAS para que haja a polaridade das energias e assim possam cumprir os desígnios a eles impostos. Cabe ressaltar que: Quando me refiro a POMBA GIRA como a energia negativa de Exú, não significa dizer que as Pomba Giras sejam uma energia ruim ou malfazeja, mas sim uma polaridade oposta feminina já que na Umbanda a masculina é uma polaridade positiva, para que fique claro comparo com a energia elétrica onde para que haja o fluxo da corrente são necessários que ambos os polos; negativo e positivo interajam juntos.

São os Exú que lembram às almas sua condição humana, normalmente estão associados ao cruzeiro da calunga, mas sua ação dentro do mundo das almas como já dito vai mais além.

Suas manifestações mediúnicas são geralmente, transmutadoras, transformando as vibrações energéticas de um estado superficial, a um novo estado, infinito, divino, fazendo as fluir em outra dimensão.

Se apresentam nas Giras de Umbanda como entidades sérias e de poucas palavras, são muito diretos e vão direto ao assunto, falando sempre com firmeza e certeza, e se manifestam de forma e características conforme sua falange.

Exú das Almas escolhe seu cavalo pelas virtudes, pelo seu valor moral e austeridade, não aceita nem tolera de seu cavalo a mentira o egoísmo ou a vaidade. De aparente temperamento inconstante, se apresenta ora misterioso, ora esclarecedor, ora calmo, ora nervoso, de acordo com a necessidade da situação, a fidelidade é uma de suas características mais marcantes e por isto não perdoa qualquer tipo de traição ou oportunismo valorizando a verdadeira amizade, por este motivo é injustamente temido e criticado por muitas literaturas, porém poucas pessoas encarnadas já tiveram a oportunidade de conhecer ou tratar com um Exú das Almas Chefe-de-falange.

Aqui aproveito para citar e honrar um deles, dentre muitos; o Exú Sete Caveiras, ou como e mais conhecido popularmente, Dr. Caveira, que sempre estará nas regiões de fronteira entre as sombras e as trevas, trabalhando para a luz! Mas disto falaremos em outra postagem.

Erroneamente temidos, quem é protegido de um Exú das Almas, terá um amigo para toda a vida e além da vida, pois ele lhe guiará sempre, nesta e em outras evoluções, acreditando ou não; não importa qual caminho você siga em sua existência neste planeta, no plano espiritual, querendo ou não acabará caminhando pelo caminho e na companhia de um Exú das Almas, desde que não leve consigo a dor de nenhuma outra Alma por você ferida, pois se assim o for será ele o seu cobrador!

Laroyê Senhores das Almas!

 

“VIVA CADA DIA MELHOR”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *