DIA DE NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO

27 de junho, dia de NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é um título conferido a Maria, mãe de Jesus, representada em um ícone de estilo bizantino, na Igreja Ortodoxa é conhecida como Mãe de Deus da Paixão, ou a Virgem da Paixão.

Na representação da Virgem da Paixão, vemos na parte superior, um de cada lado de Maria, os Arcanjos Gabriel e Miguel, um segurando a cruz e o outro uma lança, em seu colo; o menino Jesus observa os dois anjos que lhe mostram os elementos de sua paixão. O menino se assusta, abraça a Mãe e uma sandália lhe cai dos pés. A obra seria uma “cópia do quadro de Maria Pintado por São Lucas”.

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é um título dado pelos cristãos a Maria como homenagem e agradecimento à sua atenção constante e perpétua para com a humanidade, Perpétuo Socorro quer dizer socorro eterno, socorro sempre, socorro de mãe, sempre que se precisar, já que a mãe nunca esquece os filhos, e nunca os abandona e assim é o Perpétuo Socorro de Maria.

Conta a história que em meados do século XV, um comerciante roubou o quadro da imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, da Igreja de Santo Afonso em Nápoles; para vendê-la em Roma sendo pego por uma forte tempestade que o fez naufragar em sua travessia do mar Mediterrâneo. Finalmente chegando a Roma após teria adoecido e arrependido, conta a um amigo o mau feito e pede a ele devolva o ícone a uma Igreja para que possa ser venerado por todos os fiéis.

Porém a esposa deste amigo recusa-se a devolvê-la, e ao ficar viúva, Nossa Senhora aparece a sua filha pequena e pede que o quadro seja colocado na Igreja de São João Latrão ou na de Santa Maria Maior e assim em 27 de março de 1499 a tela é apresentada na Igreja de São Mateus em Roma e tendo lá ficado por mais de 300 anos, quando no século XVIII, após a invasão francesa, a Igreja foi destruída e tendo a obra sido ocultada pelos Agostinianos por mais de 30 anos, até que em 1866, o Papa Pio IX entrega sua guarda aos redentoristas e recomenda que levem a conhecimento de todos e perpetuam esta devoção.

Assim diante da missão recebida do Papa, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro foi oficializada como a Padroeira dos Redentoristas, que após terem restaurado a imagem a devolveram à Igreja de Santo Afonso onde é venerada até hoje, sendo o ícone bizantino mais venerado em todo o mundo.

Oração a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
Ó mãe do Perpétuo Socorro, nós vos suplicamos, com toda a força de nosso coração, amparar a cada um de nós em vosso colo materno, nos momentos de insegurança e sofrimento.
Que o vosso olhar esteja sempre atento para não nos deixar cair em tentação. Que em vosso silêncio aprendamos a aquietar nosso coração e fazer a vontade do Pai.
Intercedei junto ao Pai pela paz no mundo e em nossas famílias.
Abençoai todos os vossos filhos e filhas enfermos. Iluminai nossos governantes e representantes, para que sejam sempre servidores do povo de Deus.
Concedei-nos ainda muitas e santas vocações religiosas, sacerdotais e missionárias, para a maior difusão do reino de filho Jesus Cristo.
Enfim derramai nos corações de vossos filhos e filhas a Vossa Benção de amor e misericórdia.
Sede sempre o nosso Perpétuo Socorro na vida e principalmente na hora da nossa morte. Amém.

“VIVA CADA DIA MELHOR”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Como podemos ajudar você?
Ola!
Sobre qual assunto você deseja mais informações?
Numerologia
Leitura do Baralho Cigano
Leitura do Tarô
Terapia Quântica
Powered by