DIA DE NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO

27 de junho, dia de NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é um título conferido a Maria, mãe de Jesus, representada em um ícone de estilo bizantino, na Igreja Ortodoxa é conhecida como Mãe de Deus da Paixão, ou a Virgem da Paixão.

Na representação da Virgem da Paixão, vemos na parte superior, um de cada lado de Maria, os Arcanjos Gabriel e Miguel, um segurando a cruz e o outro uma lança, em seu colo; o menino Jesus observa os dois anjos que lhe mostram os elementos de sua paixão. O menino se assusta, abraça a Mãe e uma sandália lhe cai dos pés. A obra seria uma “cópia do quadro de Maria Pintado por São Lucas”.

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é um título dado pelos cristãos a Maria como homenagem e agradecimento à sua atenção constante e perpétua para com a humanidade, Perpétuo Socorro quer dizer socorro eterno, socorro sempre, socorro de mãe, sempre que se precisar, já que a mãe nunca esquece os filhos, e nunca os abandona e assim é o Perpétuo Socorro de Maria.

Conta a história que em meados do século XV, um comerciante roubou o quadro da imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, da Igreja de Santo Afonso em Nápoles; para vendê-la em Roma sendo pego por uma forte tempestade que o fez naufragar em sua travessia do mar Mediterrâneo. Finalmente chegando a Roma após teria adoecido e arrependido, conta a um amigo o mau feito e pede a ele devolva o ícone a uma Igreja para que possa ser venerado por todos os fiéis.

Porém a esposa deste amigo recusa-se a devolvê-la, e ao ficar viúva, Nossa Senhora aparece a sua filha pequena e pede que o quadro seja colocado na Igreja de São João Latrão ou na de Santa Maria Maior e assim em 27 de março de 1499 a tela é apresentada na Igreja de São Mateus em Roma e tendo lá ficado por mais de 300 anos, quando no século XVIII, após a invasão francesa, a Igreja foi destruída e tendo a obra sido ocultada pelos Agostinianos por mais de 30 anos, até que em 1866, o Papa Pio IX entrega sua guarda aos redentoristas e recomenda que levem a conhecimento de todos e perpetuam esta devoção.

Assim diante da missão recebida do Papa, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro foi oficializada como a Padroeira dos Redentoristas, que após terem restaurado a imagem a devolveram à Igreja de Santo Afonso onde é venerada até hoje, sendo o ícone bizantino mais venerado em todo o mundo.

Oração a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
Ó mãe do Perpétuo Socorro, nós vos suplicamos, com toda a força de nosso coração, amparar a cada um de nós em vosso colo materno, nos momentos de insegurança e sofrimento.
Que o vosso olhar esteja sempre atento para não nos deixar cair em tentação. Que em vosso silêncio aprendamos a aquietar nosso coração e fazer a vontade do Pai.
Intercedei junto ao Pai pela paz no mundo e em nossas famílias.
Abençoai todos os vossos filhos e filhas enfermos. Iluminai nossos governantes e representantes, para que sejam sempre servidores do povo de Deus.
Concedei-nos ainda muitas e santas vocações religiosas, sacerdotais e missionárias, para a maior difusão do reino de filho Jesus Cristo.
Enfim derramai nos corações de vossos filhos e filhas a Vossa Benção de amor e misericórdia.
Sede sempre o nosso Perpétuo Socorro na vida e principalmente na hora da nossa morte. Amém.

“VIVA CADA DIA MELHOR”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *